segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Comunidade e colaboração Online

Os investigadores que encaram a aprendizagem como uma actividade social, situada e colaborativa e que vêm a tecnologia como um recurso para a colaboração,exigirão que a educação online seja mais do que a mera apresentação de material. Nesta perspectiva, sem interacção que implique colaboração e que conduza à criação de uma comunidade de aprendentes, as oportunidades que estes media tecnológicos permitem serão desperdiçadas.

A comunidade e a colaboração terão que andar a par, ou seja, a comunidade deverá ser evidenciada pela colaboração, e o sucesso da colaboração dependerá da existência da comunidade.


A natureza assíncrona da Web permite e requer uma aprendizagem cooperativa, de modo a que todos os alunos se sintam motivados a participem activamente, partilhando ideias.

Vários autores fazem referência à colaboração como prova de existência de uma comunidade. A interdependência entre os estudantes, apoiando-se mutuamente em vez de competirem entre si, a síntese de informação em conjunto e a independência do instrutor… constituem elementos-chave para a colaboração.

As aulas colaborativas em comunidade representam um modelo que focaliza a construção do conhecimento e não a mera distribuição de informação.

Cada vez mais o "eu"dá lugar ao "nós" e convivendo, cooperando, fazendo trocas e partilhas, podemos aprender mais e melhor.

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